Atendimento Psicológico ao aluno da UNIR.
O que é?
Serviço destinado ao acolhimento e atendimento psicossocial em caráter preventivo, informativo e de orientação, promovendo o desenvolvimento e adaptação do discente ao contexto universitário.
Quem pode solicitar?
Aluno regularmente matriculado na UNIR
Como solicitar?
Agendamento por meio eletrônico
Encaminhar solicitação para agendamento via e-mail e WhatsApp
O Serviço de Apoio Psicossocial (SAP) da UNIR foi instituído no ano de 2016, sendo composto por psicólogos e assistentes sociais. Tem como finalidade oferecer um espaço de acolhimento e atendimento psicossocial em caráter preventivo, informativo e de orientação para discentes regularmente matriculados na UNIR.
A entrada na universidade apresenta novas vivências desafiadoras que podem gerar sofrimento e angústia nos estudantes, por essa razão o serviço busca contribuir, por meio de suas ações, para a qualidade e o bem-estar na vida acadêmica, incentivando a integração e o desenvolvimento de autonomia do aluno no contexto universitário e profissional.
Entre as ações desenvolvidas pelo SAP estão:
- Acolhimento psicológico, de forma presencial ou remota, mediante agendamento prévio por meio do e-mail: sap@unir.br;
- Atendimento coletivo por meio de grupos de apoio, rodas de conversa e intervenções focalizadas em turmas/cursos que apresentem queixas relacionadas a finalidade do serviço;
- Orientações aos departamentos, docentes e técnicos;
- Encaminhamentos especializados para a rede de atenção psicossocial e/ou para clínicas escolas;
- Atendimento social com orientação sobre os direitos no âmbito institucional e os auxílios estudantis. E-mail: caee@unir.br;
- Acompanhamento dos alunos atendidos pelo PNAES, com vistas a garantir seu cumprimento;
- Visita domiciliar e institucional;
- Desenvolvimento de programas e projetos que contribuam com a qualidade na formação acadêmica e desenvolvimento de autonomia;
- Participação nas políticas de inclusão e acessibilidade, de modo a promover o respeito à diversidade humana no ambiente acadêmico;
- Participação em comissões diversas relacionadas à finalidade do serviço.
Importante destacar que o SAP não se propõe a atuar como uma clínica, nesse sentido não é papel deste serviço realizar atendimento psicoterapêutico. Nas situações em que o aluno necessitar deste tipo de atendimento, será encaminhado para a Rede de Assistência Psicossocial. Além disso, também não é papel do SAP o atendimento de urgência e emergência, como em situações de mal-estar físico, agressões, crises emocionais graves, tentativa de suicídio etc. Nestes casos, é necessário contatar os serviços apropriados: SAMU (192), Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).
CONTATO
E-mail: sap@unir.br
WhatsApp: (69) 9.99941-3509
WhatsApp: (69) 9.99953-8929