Papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) na Curricularização da Extensão (em construção)
O Papel dos Cursos de Graduação na Curricularização da Extensão
Todos os Cursos de Graduação da UNIR, em articulação e diálogo com seus respectivos NDEs, deverão disponibilizar atividades de extensão suficientes, de forma que possibilitem ao discente cumprir o mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária do Curso. Para tanto, as atividades de extensão deverão ser organizadas e oferecidas semestralmente, oportunizando ao discente completar a carga horária exigida. Assim, a PROCEA apresenta um esquema para ajudar os Cursos refletirem sobre como elaborar um programa de extensão
Recomendações da PROCEA para criação de programas de extensão estruturados
A sistematização das ações de extensão em programas constitui-se em uma das melhores soluções para o cumprimento das diretrizes de impacto, interação social dialógica e construção de parcerias, interdisciplinaridade e integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Passo 1: Identificar os projetos de pesquisa, extensão e outros componentes de ensino que atuam em uma mesma Linha de Extensão.
Passo 2: Após a identificação dos projetos e componentes, é necessário aproximar os atores (docentes), setores e até as instituições – incluindo equipes, departamentos e unidades acadêmicas, e promover uma articulação e integração dos mesmos, sob a forma de reuniões de trabalho ou seminários temáticos, para estabelecer mecanismos de governança e de gestão.
Passo 3: Após as reuniões, o curso deverá definir as linhas consideradas prioritárias para o curso, a sociedade ou pela demanda de políticas públicas,
Passo 4: Com a definição das prioridades do curso, em consonância com as prioridades institucionais, o curso elaborará um ou mais programa(s) estruturado(s) com as novas e antigas ações de extensão de acordo com as Áreas temáticas e as Linha de Extensão.
Passo 5: O(s) programa(s) devem ser estruturado(s), conforme indicados na Figura 1, por seus projetos, que oferecerão outras ações de extensão relacionadas à Linha e área temática de Extensão que atenderá o programa, a exemplo de como cursos, eventos, produtos e prestação de serviços.
Exemplo de um Programa de Extensão Estruturado
No exemplo da Figura 2, apresenta-se um programa estruturado para o curso na área da Saúde:
- Linha de Extensão Prioritária: Terceira Idade.
- Programa Estruturado: Universidade da Terceira Idade.
- Duas Áreas Temáticas: Direitos Humanos e Saúde.
- Três Projetos de Extensão: Contando Contos - Envelhecer com Segurança e Cultura e Saberes e Fazeres.
- Dois Cursos Articulados com os três projetos: Preparação de Cuidadores de Idosos e Psicologia da Terceira Idade.
- Um Evento articulado: Dia do Idoso.
- Produto produzido pelos projetos: Cartilha de Expressão Corporal.
- Prestação de Serviço: Organização e Gestão sobre a Terceira Idade .
Obs.: A sugestão deste esquema visa organizar e padronizar programas estruturados de extensão na UNIR, e assim demonstrar para sociedade e órgãos avaliadores, a indissociabilidade e o impacto da extensão na formação cidadã e na vida acadêmica dos discentes, e além disso, os cursos e a propria instituição poderão buscar fomentos futuros para Extensão Universitária.
Legislação sobre a Extensão e leituras importantes para o entendimento da curricularização da extensão
RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 (Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira)
Parecer CNE/CES N° 608/2018 - Parecer que embasou a Resolução n° 07
Resolução 349/CONSUN/2021 - Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação
Instrunção Normativa 02/PROCEA/PROGRAD/UNIR - Institui os procedimentos de operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão (ACEX) nos cursos de graduação da UNIR
Livro Extensão Universitária: Organização e Sistematização - CORRÊA, Edson José; FORPROEX. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
Extensão Universitária: Para quê? - GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, 2017.