Aulas presenciais são retomadas com programação em todos os campi

Publicado em: 21/04/2022 11:27:53

As atividades ocorrerão do dia 25/04 ao dia 28/04


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) volta às aulas presenciais a partir desta segunda-feira, dia 25, depois de dois anos em que as atividades acadêmicas foram realizadas pelo regime do ensino remoto emergencial. E para celebrar este retorno todos os campi estão preparando programações de acolhida, com parte delas sendo comuns a toda a Universidade, uma vez que serão transmitidas via Youtube. Em Porto Velho a programação segue por toda a semana, começando pela homenagem às vítimas da Covid e chegando a jogos de diferentes modalidades esportivas e discussões sobre ações e políticas universitárias.

O dia 25, que merca o retorno às aulas presenciais, é também o início do segundo semestre letivo de 2021, quando alunos de pelo menos 25 cursos em todos os campi ingressam na UNIR. Com isso, as boas-vindas são para aqueles que estiveram em aulas remotas, e também para os calouros que chegam agora à Universidade. Para a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, a retomada das aulas presenciais é uma vitória de toda a comunidade acadêmica da Universidade. “Passamos por incertezas nestes dois anos, mas conseguimos manter a comunidade da nossa Universidade segura e a UNIR atuante, ativa, com as portas abertas ensinando e aprendendo com esta nova realidade. Agora é momento de voltarmos a nos encontrar, seguir com os cuidados e avançar”, avalia a reitora.

 

Programação de Acolhimento – Ao longo da primeira semana de aulas serão realizadas atividades de acolhimento em todos os campi da UNIR, que terão atividades próprias para receber os alunos que ingressam agora e também aqueles que estiveram em aulas remotas desde 2020. Atividade comum a todos os campi é o plantio de árvores para compor o Memorial da Vida, a homenagem da UNIR para as pessoas da comunidade acadêmica perdidas durante a pandemia de Covid-19. Esta homenagem vai acontecer em diferentes momentos ao longo da semana nos campi da UNIR. Em Porto Velho a cerimônia de plantio do Memorial da Vida acontece às 9hda segunda-feira, 25, com a presença da reitora, a Marcele Pereira, e do vice-reitor, professor Juliano Cedaro, e de familiares das pessoas perdidas durante a pandemia.

Na noite da segunda-feira haverá a Aula Magna do Semestre Letivo 2021.2, que será realizada pela professora Luanda Moraes, reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo). A Aula Magna acontecerá no auditório da UNIR Centro a partir das 19h, e será aberta à comunidade com os cuidados sanitários necessários.

A partir da terça-feira no campus de Porto Velho acontecerão atividades com os estudantes, tanto veteranos como calouros, com jogos, rodas de conversa, atividades físicas e recreação. Na quinta-feira, dia 28, acontecerá o Desafio UNIR Ativa, que pretende envolver tanto a comunidade acadêmica da UNIRquanto a comunidade externa no compartilhamento de atividades físicas realizadas ao longo da Semana de Acolhimento.

 

Programação semana de acolhimento

Fonte: UNIR