Publicado em: 31/01/2022 20:04:08
A Bolsa Permanência MEC é destinada a estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior.
Neste mês o MEC definiu que o período para as novas inscrições é de 24/01 a 28/02/22.
A Bolsa Permanência MEC é destinada a estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior.
Atenção: o prazo de inscrições encerra no dia 28 de fevereiro de 2022.
Como fazer a inscrição? É importante que estudantes fiquem atentos aos passos que devem ser seguidos para a realização das inscrições:
1. Realizar o cadastro no SouGov através do sitio https://sougov.economia.gov.br/sougov/
2. Fazer a inscrição no SISBP MEC pelo sitio http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso
3. Anexar (obrigatoriamente) cada um dos seguintes documentos:
I - Autodeclaração do candidato (com data de 2022 e assinatura);
II - Termo de Compromisso do candidato (com data de 2022 e assinatura);
III - Declaração atual (2022) de sua comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico. Esta declaração deve ser assinada por 3 (três) lideranças reconhecidas da sua comunidade.
IV - Para os indígenas: declaração atual (2022) da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de que o estudante reside em comunidade indígena;
V - Para os quilombolas: declaração atual (2022) da Fundação Cultural Palmares de que o estudante reside em comunidade remanescente de quilombo.
Os anexos devem ser assinados e datados com o ano de 2022;
As Declarações a serem emitidas pela FUNAI ou Fundação Palmares devem ter a informação de que o estudante reside na Comunidade e não apenas pertence a ela.
Aos que se interessam obter a Bolsa Permanência MEC, recomendamos tomar todos os cuidados para preencher devidamente o cadastro e anexar todas as documentações exigidas, com data de 2022 e assinatura(s). Do contrário, o processo não poderá ser homologado e/ou poderá ser revogado pelo MEC.
A PROCEA está inteiramente à disposição para os esclarecimentos que ainda se fizerem necessários através do telefone 2182-2211 e do e-mail acompanhamentoestudantil@unir.br
Para facilitar a inscrição, seguem os modelos dos documentos que devem ser utilizados pelos estudantes e um tutorial para que seja possível visualizar todo o passo-a-passo do processo de inscrição.
AUTODECLARAÇÃO DO CANDIDATO - ESTUDANTE INDÍGENA
DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO (PARA ESTUDANTE INDÍGENA)
DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E DE RESIDÊNCIA (PARA ESTUDANTE INDÍGENA)
Fonte: PROCEA